Agência do Trabalhador se prepara para o Dia D da Inclusão

A Agência do Trabalhador de Mandaguari realiza no dia 27 de setembro, o DIA D para a Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho. Neste dia, o local terá uma programação especial contando com o envolvimento de empresas e indústrias do município.

 

O atendimento especial será voltado para todas as pessoas com alguma deficiência e para reabilitados pelo INSS. O objetivo da ação, que é promovida pela Ministério do Trabalho, é incentivar a inclusão social e profissional desses trabalhadores e fazer valer p cumprimento da lei, que reserva vagas nas empresas para contratação de pessoas com deficiência.

 

DADOS

Segundo dados do IBGE, 23% da população possui algum tipo de deficiência (física, intelectual, auditiva ou visual). Pelo menos um tipo de deficiência severa afeta 6,2% da população brasileira entre 15 e 64 anos.

 

O Dia D envolve um conjunto de atividades que proporciona a inclusão de pessoas com alguma deficiência com interesse em ingressar no mercado de trabalho, trazendo aos espaços empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público prevista em lei.

 

De acordo com a Lei nº 8.213/91, conhecida como a Lei de Cotas, todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2 e 5% de suas vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência.

Categoria:Diario De Mandaguari